Nós podemos reduzir sua conta de luz em até 98%
Telefone: (21) 3629-8097
Whatsapp: Clique Aqui
Por Ecosol em 08/11/2021
Conheça as vantagens de investir em energia solar para o seu negócio

Investir na geração de energia solar pode ser um ótimo diferencial para empreendimentos de todos os portes no Brasil. Isso porque produzir a própria energia gera oportunidades de redução de custo e alinhar os valores da empresa com as boas práticas ambientais — modalidade em alta no País.

Sob uma perspectiva global, a produção desse tipo de energia representa somente 1,3% da capacidade total instalada. Porém, de acordo com a Absolar (Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica), essa porcentagem pode crescer 125% ainda nos próximos anos.

Essas projeções são bem interessantes para empresas de todos os ramos, já que o preço da tarifa de energia elétrica vem aumentando consideravelmente, devido à estiagem, que obriga os governos a utilizarem combustíveis mais caros para suprir a demanda.

Nesse sentido, reunimos a seguir algumas informações sobre as vantagens de usar energia verde em seu negócio. Continue acompanhando!

Entenda os benefícios da Energia Solar para a empresa

Uma das primeiras vantagens é o reconhecimento do público, que passa a confiar e valorizar ainda mais a marca. Consequentemente, seu negócio consegue cativar e fidelizar mais clientes com facilidade. Hoje, um ótimo diferencial é assumir uma postura que contribui com a preservação do meio ambiente.

Veja abaixo outros benefícios: 

Uso do marketing verde

 

Marketing verde está diretamente ligado à criação de uma imagem positiva da marca perante o mercado e, principalmente, seus consumidores. Ao fazer uso de soluções sustentáveis, como a instalação de um sistema de produção de energia solar, sua empresa conseguirá se promover e agregar mais valor ao empreendimento. 

 

Economia de energia elétrica

 

As contas de energia elétrica costumam ser bem altas para as empresas, especialmente nesse período de estiagem, que força os governos a utilizarem fontes mais caras de combustível para suprir a demanda, o que encarece a tarifa base. Nesse aspecto, as únicas saídas são continuar arcando com essas altas despesas ou investir em fontes mais econômicas de energia. 

 

Organizações que escolhem instalar sistemas fotovoltaicos para aproveitar a energia solar conseguem reduzir drasticamente os custos com energia elétrica. Afinal, a luz solar é uma fonte renovável, limpa e inesgotável, capaz de suprir até 98% do consumo da empresa. 

 

Retorno sobre investimento 

 

Uma das formas de ter certeza de que o investimento renderá bons retornos é estimando o ROI (sigla em inglês para Retorno sobre Investimento). A boa notícia é que os ganhos aparecem mais rapidamente no ramo comercial do que no residencial.

 

De modo geral, quanto mais a empresa gasta com energia elétrica, melhor será o custo-benefício da instalação de um sistema fotovoltaico. Para analisar a viabilidade desse investimento, você deve considerar os seguintes fatores:

 

  • prazo de retorno;
  • riscos envolvidos;
  • gastos com instalação;
  • custos iniciais de aquisição;
  • vida útil do sistema;
  • estimativa do retorno financeiro.

 

Em suma, estamos falando de um investimento a longo prazo; sua vida útil gira em torno de 20 a 25 anos. Os ganhos para o negócio aparecem na economia de capital, que pode ser redirecionado para as estratégias de captação de mais clientes, atraídos pela nova imagem sustentável da empresa. 

 

Cultura de sustentabilidade

 

Como dissemos acima, sustentabilidade é um assunto extremamente em alta hoje em dia. Nesse sentido, não são só as grandes indústrias que precisam adotar soluções sustentáveis; qualquer empresa de qualquer porte pode adequar seus valores e ações com o conceito de preservação do meio ambiente. 

 

Assim, implementar um sistema fotovoltaico é apenas uma das opções que apoiam a sustentabilidade. Também vale pensar em estratégias que visem a redução do uso de papel, aumentar o uso de biocombustíveis e substituir máquinas antigas por modelos que consumam menos energia elétrica. 

 

Sistema de fácil instalação

 

Outra grande vantagem de usar energia solar é a simplicidade na instalação das placas fotovoltaicas. Elas costumam ser instaladas no telhado e quase não interferem na rede elétrica da empresa que, por sua vez, não tem sua produtividade afetada. Além disso, caso seja necessário, o negócio pode ampliar o sistema a partir da radiação solar. Isso significa que se trata de uma solução altamente escalável. 

 

Sistema de baixa manutenção

 

Além de serem bastante duráveis, as placas solares quase não exigem manutenção. A limpeza pode ser feita uma vez ao ano, com água e sabão neutro, já que a chuva consegue limpá-las periodicamente, removendo folhas, poeira e outros resíduos. Em regiões mais secas, esse processo pode ser realizado a cada 6 meses. 

 

 

Saiba porque poucas empresas investem em energia solar 

Mesmo com tantos dados impressionantes sobre as vantagens da energia solar, muitas organizações ainda não fazem uso dessa solução. Um dos principais motivos está a insegurança em apostar nessa nova tecnologia. Entretanto, esse cenário está mudando aos poucos, já que muitos negócios começaram a perceber a economia gerada pela energia sustentável e a perspectiva de crescimento. 

 

Veja como os incentivos públicos e privados apoiam essa iniciativa

Outra forma de compreender a importância e vantagem em adotar essa inovação é por meio de incentivos públicos. O maior deles impacta significativamente os custos operacionais de empresas que lidam diretamente com o consumidor final — há um desconto de 50% na TUST (Taxa de Uso dos Sistemas de Transmissão) e TUSD (Taxa de Uso dos Sistemas de Distribuição).

Esses incentivos vêm de órgãos públicos e privados e mostram que a energia solar é uma excelente oportunidade para gerar mais economia e manter um bom relacionamento com poder público e outras empresas do ramo. Além disso, também é uma boa chance de tornar sua organização mais competitiva no mercado, ao mesmo tempo em que contribui positivamente para o meio ambiente. 

 

Viu como o uso de energia solar pode beneficiar demais o seu negócio? Para instalar esse sistema, é importante contar com uma empresa especializada em fornecer esse tipo de serviço.

 

Como você pode ver até agora, sua instalação não atrapalha em nada o dia a dia da empresa e é de fácil manutenção. Assim, garanta a tranquilidade e facilidade desse processo com o apoio de uma companhia de credibilidade no mercado.

 

Gostou deste conteúdo? Então, compartilhe em suas redes sociais e mostre aos seus seguidores o que você aprendeu por aqui!

 

Comentários

  • Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Aguarde..