Nós podemos reduzir sua conta de luz em até 98%
Telefone: (21) 3629-8097
Whatsapp: Clique Aqui
Por EcoSol Geração em 12/05/2021
Como economizar com a conta de luz? Conheça as 4 melhores dicas!

Anualmente, a ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) realiza os ajustes de valor da energia elétrica, o que tende a deixar muitas famílias apreensivas com a alta iminente do valor da conta de luz.

Existem boas práticas que podemos considerar para reduzir o valor da conta de luz, e é sobre isso que vamos conversar.

 

Primeiro, por que a conta de luz aumenta?

No Brasil, a maior parte da população ainda depende da energia gerada por hidrelétricas. Consequentemente, em períodos em que há uma baixa no volume de chuvas, os reservatórios são comprometidos, assim como sua capacidade de gerar energia elétrica, refletindo no aumento da conta de luz.

O acionamento das bandeiras vermelha ou amarela determinam se haverá custos adicionais para a população. Em caso de bandeira verde, arcamos apenas com a geração, distribuição e fiscalização da energia elétrica. É justamente no período onde os reservatórios estão em baixa, que a energia elétrica sofre um reajuste, que pode ser significativo para muitos.

Além disso, devemos ficar atentos à inflação e impostos, pois eles também podem impactar no valor da conta de luz. 

 

Dicas para Economizar Energia

Sabendo que o aumento da conta de luz é iminente, o que podemos fazer para poder economizar com a conta de luz? Confira as 5 melhores dicas a seguir.

 

1 - Priorize a iluminação natural

Se você passa muito tempo em casa durante o dia, principalmente durante o período de pandemia e em trabalho remoto, utilize a iluminação solar em seu favor.

Mantenha as janelas abertas, abra as cortinas e deixe circular a luz natural por sua casa. Além de economizar muito com energia por dispensar o uso de lâmpadas, a luz solar melhora a saúde, o bom humor e qualidade de vida.

 

2 - Utilize as lâmpadas de LED

Você sabia que as lâmpadas podem representar cerca de 20% do consumo de energia elétrica doméstico? É por esse motivo que vale muito a pena rever se ainda existem lâmpadas fluorescentes em sua casa, substituindo-as por LED. Essa alternativa é 85% mais econômica que o uso das lâmpadas fluorescentes.

 

3 - Reduzir o uso de aparelhos elétricos

Existem 3 grandes vilões dentro do nosso lar, principais responsáveis pelo aumento da conta de luz. Estamos falando do ar condicionado, máquina de lavar e o chuveiro. Eles exigem muita energia para ligar e aquecer a água, e coincidem com os equipamentos que mais utilizamos durante a vida.

Se possível, reduza o número de lavagens de roupa realizadas durante a semana, o tempo do banho e utilize condicionadores de ar com bons níveis de eficiência.

 

4 - Utilize Energia Solar

A energia solar é a fonte alternativa mais sustentável e econômica que existe, capaz de fazer você reduzir o valor da conta de luz em até 98% - uma vantagem que tem favorecido a instalação de energia solar em nosso país.

 

Além disso, uma grande vantagem da energia solar é que, além da economia, ela valoriza o seu imóvel.

Ainda não sabe se a Energia Solar é a melhor para você? Faça uma simulação gratuita com a Ecosol Geração e tire todas as suas dúvidas com a nossa equipe.

 

Comentários

  • Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Aguarde..