Nós podemos reduzir sua conta de luz em até 98%
Telefone: (21) 3629-8097
Whatsapp: Clique Aqui
Por Ecosol em 17/11/2021
Saiba mais sobre as novidades na captação de energia solar

O ramo de energia solar tem sua origem baseada em sistemas de captação de luz solar.

Esse é o começo de todo o processo e a cada ano que passa, novidades surgem no setor. Isso favorece a adoção de sistemas cada vez mais eficientes e que proporcionam uma melhor conversão da luz do sol em eletricidade, com uma matriz limpa.

Este artigo mostra, em maiores detalhes, algumas das novidades do mercado de captação de energia solar. Ao ler o texto, você entenderá inicialmente por que é tão importante contar com um sistema desses para gerar a própria energia. Em seguida, conhecerá as novidades mais recentes que estão presentes no mundo da geração de eletricidade por meio do Sol.

Aproveite o artigo e tenha uma boa leitura!

Qual é a importância de adotar um sistema de captação de energia solar?

 

Ter um sistema de energia solar gera diversos benefícios. Eles vão desde vantagens econômicas até a contribuição ao meio ambiente, passando pela sustentabilidade. Acompanhe a seguir os principais motivos para adotar um sistema de captação solar:

 

Economia financeira

 

Quem utiliza a energia elétrica transformada a partir do sol como fonte se torna seu próprio fornecedor de eletricidade. Com isso, o custo associado a esse tipo de insumo se torna bastante reduzido;

 

Já que a fonte de luz solar é de graça e está acessível a todos. Isso tem um impacto especialmente grande em unidades que consomem muita energia elétrica.

 

Sustentabilidade

 

Esse é um dos principais aspectos relacionados aos sistemas de captação de energia solar.

 

A luz do sol é uma fonte de energia limpa e renovável e que nem tão cedo se esgota. Ao optar por essa matriz energética, uma unidade de consumo deixa de emitir uma quantidade considerável de CO2 na atmosfera, contribuindo para a preservação do meio ambiente.

 

Rápido retorno do investimento

 

Para adotar um sistema de captação de energia solar, é preciso fazer um investimento inicial em equipamentos e mão de obra. No entanto, devido à grande redução no gasto com energia elétrica consumida da distribuidora local, é possível retornar o recurso empregado em pouco tempo, passando a ter pouco gasto com eletricidade.

 

Quais são as novidades do mercado de captação de energia solar?

 

Veja a seguir as principais tendências na geração de energia por meio da captação solar.

 

Telhas solares

 

Já existe uma aplicação que une a cobertura de uma casa com a geração de energia por meio da captação de energia solar. Trata-se da telha solar e é possível encontrá-la sendo comercializada em alguns países da Europa. 

 

A solução é conveniente, pois dispensa a instalação de uma estrutura de suporte adicional para os painéis solares.  Esse tipo de estrutura pode ser vista. por exemplo, em telhas cerâmicas.

 

Sua construção se dá de modo que as células fotovoltaicas fiquem integradas ao corpo da telha. Com isso, basta montar o telhado normalmente e fazer a ligação via cabo ao inversor solar. A solução ainda é estética, pois apenas o conjunto de telhas formará o telhado em questão.

 

Sistema solar com integração de calor e energia

 

Essa é uma solução inovadora, que surgiu inicialmente na Austrália e combina a geração de energia com a climatização de ambientes por meio da geração de calor. 

 

O sistema é montado de forma que os painéis solares possam captar a luz do sol e, posteriormente, gerar energia. Mas, até aí, nada de novo.

 

O ponto diferencial fica por conta da camada inferior do sistema que é responsável por reter o calor gerado pelo sol.  Em seguida, o ar do interior da edificação é aquecido ou resfriado de acordo com o controle de temperatura. Isso se torna possível graças a troca de calor entre o sistema de captação de energia solar e o ar contido dentro da unidade consumidora. 

 

Fotocélulas de vegetais

 

Um estudo conduzido pela Fapeam (unidade de pesquisa do Amazonas) conseguiu desenvolver uma célula fotovoltaica feita de vegetais, capaz de gerar energia elétrica. 

 

Isso decorre da extração de pigmentos de algumas plantas amazônicas, como o urucum e o famoso açaí.

 

Já a conversão da radiação solar em energia elétrica é possível por meio da utilização de fotossensibilidade, oriunda de corantes vegetais.  Eles substituem os corantes usados atualmente que são feitos à base de metais pesados. Além de ecologicamente mais correto, esse método de produção de células fotovoltaicas também é mais barato.

 

Painéis solares com geração ao captar água da chuva

 

Essa é uma novidade do mundo da captação de energia solar que partiu da China.   Após muitas pesquisas, foi possível desenvolver um painel solar que consegue gerar energia elétrica a partir da captação da água da chuva. 
Isso foi possível por conta do emprego de um material revolucionário: o grafeno. Ao aplicar uma fina camada de grafeno aos painéis solares, é possível desencadear uma reação química que gera eletricidade.

Isso acontece com a separação dos íons contidos na água da chuva que têm polaridade invertida. Essa é uma ótima solução para resolver o problema da geração de energia solar em dias de chuva, quando o céu fica bastante nublado.

 

Geração eólica com painéis solares

 

A geração de energia eólica também é um modo sustentável de obter eletricidade.

 

No entanto, um pesquisador britânico conseguiu melhorar ainda mais o sistema ao sugerir (e desenvolver) a utilização de pás eólicas recobertas com células fotovoltaicas.

 

Dessa forma, as turbinas responsáveis pela geração de energia podem ser duplamente aproveitadas. Elas são capazes de gerar energia tanto pela ação do vento quanto pela captação de radiação solar. A solução é ideal para regiões que disponham de fortes rajadas de ventos e ao mesmo tempo tenham grande incidência de raios de sol.

 

As novidades na captação de energia solar realmente saltam aos olhos. O mundo científico continua pesquisando soluções e melhorando cada vez mais um sistema que já é bom por si só. 

 

Para acertar na escolha, procure por um parceiro ideal de negócios, como a EcoSol Geração.

 

A empresa é especializada em tecnologia termofotovoltaica, podendo prover uma dupla solução para o seu negócio ou sua residência.

 

Gostou do conteúdo?

 

Então aproveite e entre em contato para conhecer melhor os projetos que já desenvolvemos ao longo de vários anos de atuação!
 

Comentários

  • Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Aguarde..