Nós podemos reduzir sua conta de luz em até 98%
Telefone: (21) 3629-8097
Whatsapp: Clique Aqui
Por Ecosol em 10/02/2022
Energia solar ou bolsa de valores:  qual é o melhor investimento?

A geração de energia solar já é, naturalmente, uma forma de economizar na conta de luz, diminuindo os impactos ambientais e sendo mais sustentável. No entanto, atualmente, poucas pessoas conseguem ver a energia solar como uma forma de investimento. Mas acredite, essa é uma maneira muito interessante - e rentável - de enxergá-la!

Principalmente no cenário em que vivemos.

Afinal, a partir do início da pandemia, a questão financeira se tornou uma das principais preocupações dos brasileiros.

Para tentar equilibrar e melhorar essa situação, muitos acabam apostando em modalidades de investimentos.

É justamente sobre elas que vamos falar hoje! Confira!

Por que investir em energia solar?

Com o aumento dos gastos e as crescentes variações no preço da energia elétrica, o consumidor passa a ter duas opções: mudar os seus hábitos de consumo visando uma economia ou investir na geração própria de energia, por meio da energia solar.

De acordo com dados da Greener, só no primeiro semestre de 2021, o número de painéis solares importados já havia superado os valores dos três trimestres de 2020 — antes mesmo que os efeitos da crise energética e hídrica pudessem impactar os dados.

Para se ter uma ideia, em 2020 a média mensal de novos clientes que geravam sua própria energia era de 12.851. Já em 2021, esse número saltou para 17.658 - sendo boa parte deles optando pela energia solar, de acordo com dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

As vantagens desse investimento

Entre as vantagens de investir em energia solar estão:

  • O investimento na instalação é cada vez menor;
  • A instalação é incentivada por financeiras, o que facilita a obtenção de crédito;
  • Em um sistema bem dimensionado, a economia pode chegar a 98% na conta de luz;
  • A eficiência dos módulos solares é de 25 anos;
  • Não há muitas exigências de manutenção;
  • A energia produzida é limpa e renovável.

Além disso, com a economia na conta de luz, a instalação geralmente se paga entre 3 e 5 anos e o restante é lucro por mais 20 anos, com altíssima estabilidade e segurança.

Os aumentos na conta de luz

A conta de luz no Brasil subiu mais do que o dobro da inflação desde 2015, segundo dados da Abraceel (Associação Brasileira dos Comercializadores de Energia). Os números apontam que a tarifa residencial acumula alta de 114% nos últimos seis anos, uma diferença substancial em relação ao crescimento de 48% da inflação no mesmo período.

Energia solar x bolsa de valores

Ao buscar ou comparar as opções de investimento rentáveis, seguras e baratas, você vai notar que a economia gerada pela energia solar supera a rentabilidade da renda fixa, tanto em relação à poupança quanto em relação à bolsa e ao Tesouro Selic, ao longo do tempo.

Nesse sentido, o que você precisa entender é que a economia em energia solar se traduz em ganhos de médio a longo prazos, já que - primeiro - será preciso recuperar o capital investido na instalação, ou seja, o valor utilizado para aquisição da solução.

Porém, logo após, a economia será revertida em lucros.

Por isso, é importante considerar esse investimento pelo tempo que quer manter a aplicação em renda fixa, descobrindo se vale a pena substituí-la pela economia da energia solar.

Imagine, por exemplo, que você espere manter uma aplicação por 4 anos apenas. Nesse cenário, a energia solar pode não ser a melhor opção, apesar de toda a sua rentabilidade.

No entanto, para investimentos a longo prazo,  superada a recuperação do investimento, o faturamento do primeiro ano de economia com energia solar em uma residência média chega a quase R$ 6 mil.

Fale conosco e saiba como podemos ajudar você!

 

Comentários

  • Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Aguarde..