Nós podemos reduzir sua conta de luz em até 98%
Telefone: (21) 3629-8097
Whatsapp: Clique Aqui
Por Ecosol em 14/12/2021
Energia Solar bate novo recorde e atinge marca de 12GW no Brasil

É verdade que a energia solar ainda parece uma realidade muito distante para muitos. Mas também é verdade que uma parcela importante da sociedade já percebeu que esse é o sistema de energia do presente! A energia solar fotovoltaica vem ganhando cada vez mais espaço, seja nas notícias ou no mercado.

 

Prova disso é que no dia 12 de novembro de 2021, o Brasil bateu a marca histórica de 12 GW de potência operacional da fonte solar em usinas de grande porte e em sistemas de pequeno e médio portes instalados em telhados, fachadas e terrenos.

 

A marca alcançada deixa claro todo o crescimento do setor fotovoltaico nos últimos anos. Afinal, esse segmento viu sua potência operacional mais do que dobrar em menos de dois anos, saltando de 5 GW em abril de 2020 para os atuais 12 GW em 2021.

 

Quer saber mais sobre as perspectivas para o mercado de energia solar? Então continue a leitura e descubra todas as promessas que envolvem o cenário de distribuição de energia.

 

Energia solar e sua ascensão no mercado

 

Além de gerar mais de 360 mil novos empregos em menos de dez anos, segundo dados apontados pela a ABSOLAR (Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica). A energia solar também trouxe ao país mais de R$ 60 bilhões em novos investimentos, além de mais R$ 15 bilhões em arrecadações e recursos aos cofres públicos.

 

E os números não param de subir!

 

Para se ter uma ideia, a produção de energia solar deve chegar a 18 TWh ainda esse ano, correspondendo a uma alta de 67% com relação aos 10,7 TWh verificados no ano anterior. Isso é o que aponta o boletim mensal de energia solar de agosto, produzido pelo DIE (Departamento de Informações e Estudos Energéticos).

 

Ou seja, faltando poucos dias para o encerramento do ano, a potência fotovoltaica no segmento de GD (geração distribuída) em 2021 já é maior do que em todo o ano de 2020.

 

Sustentabilidade fotovoltaica

 

Não é só o mercado financeiro que tem muito a agradecer a essa fonte promissora de energia, o mundo também! Afinal, a energia solar já evitou a emissão de 13,6 milhões de toneladas de CO2 na atmosfera desde a criação da REN 482, no ano de 2012. 

 

De acordo com Rodrigo Sauaia, CEO da ABSOLAR, “o avanço da energia solar é essencial para o desenvolvimento social, econômico e ambiental do Brasil”. 

 

Segundo ele, ela ajuda a diversificar o suprimento de energia elétrica, reduzindo a pressão sobre os recursos hídricos e o risco de aumento na conta de luz da população.

 

O papel da energia solar em meio a pandemia

 

O aumento do frete marítimo e dos equipamentos, afetado pela crise mundial de COVID-19, impactou também o setor fotovoltaico, mas isso não impediu os investimentos nessa tecnologia.

 

Em muitos casos, principalmente onde o vírus continua gerando novas mutações e, consequentemente, iniciando novas ondas, o isolamento é uma realidade, o que obriga as pessoas a chegarem em níveis extremos de proteção e reclusão.

 

É o caso da China, onde as autoridades publicaram um aviso no site do Ministério do Comércio que orienta as famílias a estocarem alimentos para atender a vida cotidiana.

 

Naturalmente, com as pessoas reclusas em suas casas, o nível de consumo de energia tende a aumentar exponencialmente, gerando mais custos, o que faz com que as pessoas recorram a fontes mais econômicas para sustentarem sua realidade.

Para o presidente do Conselho de Administração da ABSOLAR, Ronaldo Koloszuk, além de competitiva e acessível, a energia solar também é de fácil instalação e ajuda a aliviar as contas, reduzindo em até 90% seus gastos com energia elétrica.

 

Para acertar na escolha, procure por um parceiro ideal de negócios, como a EcoSol Geração. Uma empresa é especializada em tecnologia fotovoltaica, podendo prover uma dupla solução para o seu negócio ou sua residência.

 

Gostou do conteúdo?

 

Então aproveite e entre em contato para conhecer melhor os projetos e cases de sucesso que já desenvolvemos ao longo de vários anos de atuação!

 

 

Comentários

  • Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Aguarde..