Nós podemos reduzir sua conta de luz em até 98%
Telefone: (21) 3629-8097
Whatsapp: Clique Aqui
Por Ecosol em 01/08/2022
Benefícios e desafios da produção de energia solar no Brasil

Você sabia que quando falamos de produção de energia limpa, o Brasil é uma referência mundial? 

Isso porque as pesquisas sobre o tema têm avançado cada vez mais e a busca de novas alternativas de modelos energéticos que minimizem os impactos ao meio ambiente aumentaram consideravelmente, sendo as fontes renováveis as melhores opções no contexto atual.

Segundo a Absolar (Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica), em 2020, houve um aumento de 130% nos sistemas de geração de energia solar fotovoltaica em relação a 2019. Somos considerados privilegiados pela grande incidência de raios solares emitidos e também pelas reservas de quartzo para a produção do silício, que são utilizados na fabricação de células solares.

Por isso, investir em energia alternativa renovável em substituição aos combustíveis fósseis é promissor. Além de serem praticamente inesgotáveis, as energias renováveis, sobretudo a energia solar fotovoltaica, podem apresentar impacto ambiental muito baixo, sem afetar o balanço térmico ou a composição atmosférica do planeta. 

Mas afinal, o que é energia solar fotovoltaica?

É um tipo de energia sustentável que é obtida quando a luz solar se converte em eletricidade, utilizando uma tecnologia baseada no efeito fotoelétrico, através do qual alguns dos materiais usados são capazes de absorver fótons (partículas luminosas) e liberar elétrons, com o objetivo de gerar eletricidade. Para isso, se utiliza um dispositivo semicondutor denominado célula solar ou célula fotovoltaica.

Esse processo faz com que as necessidades sejam supridas sem comprometer as gerações futuras, tornando-se uma uma saída para a crise no segmento de eletricidade, que vem se apresentando cada dia mais inviável devido ao alto custo de geração e aos graves impactos ambientais.

Em vista disso, a energia solar mostra-se extremamente benéfica nos campos financeiro, social e ecológico, e, por isso, vem sendo ampliada no território nacional em residências, comércios, indústrias e outras empresas, privadas e públicas.

Além disso, são muitos os benefícios da energia solar no Brasil. A seguir, listamos os mais importantes:

  • Instalação simples;
  • Energia infinita;
  • Não polui;
  • Casas que possuem energia solar fotovoltaica instalada podem gerar a sua própria energia renovável, o que ajuda a economizar até 95% do valor da conta de luz;
  • Esse sistema é utilizado em lugares onde a rede elétrica não chega, como campos com animais e moradias isoladas;
  • Contribui para a diminuição da poluição sonora pois seu funcionamento é silencioso e discreto, evitando a produção de ruídos desagradáveis;
  • Ocupa pouco espaço e valoriza o imóvel;
  • Placas solares são resistentes às intempéries;
  • Painéis solares podem ser reciclados;
  • A limpeza dos painéis pode ser feita apenas 2 vezes ao ano;
  • A indústria de energia solar no Brasil gera milhares de empregos todos os anos;

Analisando essa série de benefícios trazidos pela produção de energia solar no Brasil, o principal questionamento que fica é: por que, então, esse tipo de energia ainda não é utilizada em larga escala?

O país vem  tentando ao  longo  dos  anos adotar algumas  medidas  para estimular mais o  crescimento  da  utilização  de energia solar  fotovoltaica, já que o que tem sido feito ainda não é o suficiente para proporcionar um crescimento a nível nacional em face da matriz energética brasileira. 

Mas ainda existem alguns desafios a serem superados para o aumento da competitividade do setor de energia solar fotovoltaica no Brasil. A implantação dos sistemas, por exemplo, é  singela frente ao  potencial  mencionado, e  se  justifica principalmente pelos  altos  custos  dos equipamentos. Podemos citar também:

  • Falta de investimento no desenvolvimento da indústria e cadeia produtiva nacional para produção de módulos fotovoltaicos; 
  • Falta de estabelecimento de políticas públicas para incentivar o crescimento do setor, principalmente ampliando a segurança jurídica, oferecendo vantagens tributárias e ampliando a oferta de linhas de financiamento para pessoas físicas;
  • Carência no desenvolvimento de tecnologias de logística reversa para redução do passivo ambiental através da reciclagem das placas no final da sua vida útil;
  • Insuficiência de informação para a população brasileira sobre os benefícios da utilização de energia solar;
  • Para armazenar a energia solar, é necessário o uso de baterias, o que encarece o custo do sistema fotovoltaico;
  • O processo de purificação do silício impõe algumas limitações, como o gasto excessivo de energia, alto custo de instalação do parque de purificação, além da exigência de pureza para que seja utilizado em placas fotovoltaicas.

Caso você tenha interesse em gerar a sua própria energia usando a luz do sol e em usufruir de todos esses benefícios trazidos pelo uso da energia solar, veja o quanto você pode economizar fazendo uma simulação aqui 

Ficou interessado? Solicite um orçamento!

 

Comentários

  • Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Aguarde..