Nós podemos reduzir sua conta de luz em até 98%
Telefone: (21) 3629-8097
Whatsapp: Clique Aqui
Por Ecosol em 20/12/2021
A cada dois minutos, um sistema solar é instalado no Brasil

Considerada uma tendência sustentável, a utilização de sistema solar é um fenômeno ascendente no país e isso pode ser comprovado pelo número de unidades fotovoltaicas incrementadas ao SCEE (Sistema de Compensação de Energia Elétrica).

Só no período de 1º de janeiro a 14 de outubro de 2021, aproximadamente 240 mil unidades solares se juntaram ao sistema, representando um recorde que supera (e muito!) os 157,9 mil sistemas contabilizados no mesmo período do ano anterior.

Um levantamento realizado pelo Canal Solar, baseado em dados da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) no ano de 2021, indica que, a cada dois minutos, um sistema solar fotovoltaico é instalado no segmento brasileiro de geração distribuída.

E você, quer fazer parte das pessoas que aderem à energia solar em suas casas, empresas e negócios? Então continue acompanhando essa matéria e fique por dentro de todos os números, dados e impactos que acompanham esse sistema.

Todo o potencial do sistema solar

Para um país culturalmente acostumado a consumir energia provida por hidrelétricas, a recepção da energia solar pode soar como uma realidade distante. Porém, a ascensão dos sistemas solares fotovoltaicos chegou para quebrar esse paradigma.

 

Segundo a Absolar (Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica), os sistemas instalados no país já representam mais de 70% da potência da usina hidrelétrica de Itaipu, que é nada mais é do que a 2ª maior do mundo, e a maior da América Latina.

 

O progresso no setor foi tamanho que colocou o Brasil no grupo dos países com maior capacidade instalada de energia solar acima de 10 gigawatts (GM), ficando em décimo quarto na lista e sendo o único país da América Latina no top 15.

 

Geração de empregos e renda

 

Também de acordo com a Absolar, mais de R$ 35 bilhões em investimentos já foram realizados desde o início da expansão do sistema solar em todo o país. Somente neste período, foram mais de 210 mil empregos acumulados pelo setor em todas as regiões, de Norte a Sul, que abrangem o território nacional.

 

Sustentabilidade dos sistemas fotovoltaicos

 

O mercado financeiro é só uma pequena fatia dos setores que têm muito a agradecer a essa fonte promissora de energia. No entanto, o mundo é o principal favorecido! 

 

Afinal, a energia solar já evitou a emissão de mais 13 milhões de toneladas de CO2 na atmosfera, desde a criação da REN 482, no ano de 2012. 

 

De acordo com Rodrigo Sauaia, CEO da Absolar, o avanço da energia solar é essencial para o desenvolvimento social, econômico e ambiental do Brasil, já que os sistemas fotovoltaicos ajudam a diversificar o suprimento de energia elétrica, reduzindo a pressão sobre os recursos hídricos e o risco de aumento na conta de luz da população.

 

“As usinas solares de grande porte geram eletricidade a preços até dez vezes menores do que as termelétricas fósseis emergenciais ou a energia elétrica importada de países vizinhos atualmente”, afirma o CEO da Absolar, Rodrigo Sauaia. “Essas duas são umas das principais responsáveis pelo aumento tarifário sobre os consumidores”, complementa.

Mas, para acertar na escolha, você deve procurar por um parceiro ideal de negócios, como a EcoSol Geração. Uma empresa especializada em sistemas solares, que pode prover uma grande solução para o seu negócio ou para sua residência.

 

Gostou do conteúdo?

 

Então aproveite e entre em contato para conhecer melhor os projetos e cases de sucesso que já desenvolvemos ao longo de vários anos de atuação!

 

 

 

Comentários

  • Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Aguarde..